Latte art ou coffee art, “são termos que se referem às figuras feitas, por um barista, na superfície de bebidas feitas à base de café espresso, é considerada, por muitos consumidores de café, o toque final, a coroação de uma primorosa bebida feita à base de espresso.” Seguindo esta proposta, a Latte´lie foi criada pra oferecer a seus clientes um jeito original e diferente de vivenciar a essência da Latte Art.

Em uma rua tranquila do charmoso bairro de Perdizes, num ambiente simpático e acolhedor, o barista Bruno Malheiro elabora criações de acordo com a filosofia desta técnica, ofício que desenvolveu após trabalhar por 2 anos em uma das mais conceituadas cafeterias da Irlanda.  

Formado em Design, Bruno partiu para a Europa em 2010 para aperfeiçoar o inglês e ter contato com os principais centros de referência de design no mundo. Fixou-se em Dublin e logo conseguiu emprego no Bewley´s, uma das mais tradicionais cafeterias do país. Foi lá que despertou sua paixão por café e pela Latte Art.

Fez todos os cursos possíveis, especializou-se, ganhou prêmios e viajou pela Europa, conquistando o respeito dos mais exigentes baristas da cafeteria irlandesa.

Poderia ter ficado por lá e dado sequência na sua bem sucedida carreira, tamanha foi a admiração que recebeu dos proprietários, mas a saudade de casa bateu mais forte e ele decidiu voltar para o Brasil e divulgar o conceito da Latte Art por estas bandas.

À frente da Latte´lie, entre shots de espresso e grãos especiais, Bruno propõe leituras atualizadas de cafés tradicionais ou mais exóticos como do famoso Irish Coffee, preparado à base de  café, whisky Jameson e creme fresco, assim como o Espresso Amarula, preparado com o conhecido licor do elefante, ideal para os dias quentes.

Mas não se engane quem pensa que fazer desenhos em xícaras de cappuccino é o suficiente para conquistar os amantes da bebida. Como lembra o próprio Wikipedia, “em função de seu impacto visual e a crescente importância da latte art nos Cafes pelo mundo, há uma preocupação de nunca deixar o sabor ficar em segundo plano. Nas competições e reuniões de baristas, os praticantes da latte art são sempre encorajados a priorizarem a atenção à qualidade do espresso e do leite, antes de pensarem em como será feita a arte visual”.

Na Latte´lie, a primeira preocupação é com a seleção dos grãos, que devem ter boa procedência e manuseio adequado. Em seguida, o grão é moído na hora e a bebida é tirada no ponto certo, que leva em consideração pressão e temperatura. Por tudo isto, quem for visitar a Latte´lie, além de se encantar com as artes que surgem nas xícaras, terá a oportunidade de provar um café único,  de sabor memorável, fazendo desta experiência um momento inesquecível.

ARTE EM CAFÉ

Rua Cotoxó, 569 - Perdizes - São Paulo, Brasil

Tel. (11) 2935.2001

  • Grey Google Places Ícone
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • Grey TripAdvisor Ícone